Estratégia, Planeamento e Controlo (2 º Sem Ano Lectivo 2024)ProgramaEstratégia, Planeamento e Controlo Licenciatura à Distância em Licenciatura em Contabilidade e Auditoria_EADPrograma
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Introdução à Estratégia competitiva 1.1. Definição da estratégia (da estratégia militar à empresarial) 1.2. Características, vantagens e riscos de estratégia 1.3. O pensamento estratégico. A sua relação com o plano estratégico 1.4. Evolução do pensamento estratégico 2. Análise estratégica: análise da envolvente interna, externa e análise SWOT 2.1. Modelo de análise PEST 2.2. Modelo de análise da atractividade da Indústria 2.3. Análise dos factores chave (críticos) de sucesso 2.4. Modelo de análise das 5 Forças de Porter 2.5. Análise interna 2.6. Modelo de análise FOFA (SWOT) 3. Formulação da estratégia 3.1. Modelos de Porter – Vantagem competitiva 3.2. Modelo de Ansoff/ matrizes BCG, ADL, Mckinsey, produto-mercados 3.3. Estratégias cooperativas e vantagem competitiva (aliança, fusões e aquisições, integração vertical, outsourcing, estratégias ofensivas e defensivas, estratégias para competir no mercado internacional e Global – novos modelos de negócio. 3.4. Estrategias contempôraneas (Estratégia Azul, 4. Organização e implementação da estratégia: estrutura organizacional e políticas de gestão 4.1. Condições de sucesso na implementação estratégica/Factores que moldam a estratégia 4.2. Estrutura Organizacional 4.3. Planeamento da Implementação da estratégia (Balaced ScoreCard e PCIA) 4.4. Desenvolvimento da acção (modelo de actor único, modelo organizacional, modelo politico) 4.5. Liderança (qualidades do líder, matriz da liderança, Modelo de 4 forças) 4.6. Elaboração do Plano Estratégico |